segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Trabalhos integrados para goleiros


O goleiro hoje está obrigado a intervir técnica e taticamente na organização da equipe, seja defendendo a meta, seja saindo da área para interceptar lançamentos, seja fazendo a reposição de bola, entre outras intervenções não menos importantes.

O goleiro, muitas vezes pode se considerar o primeiro jogador a iniciar um ataque em determinadas situações de jogo, podendo para isso utilizar as mãos ou os pés, encontrando assim distintas possibilidades dentro dessas variantes, devemos considerar que para o trabalho ser bem executado, o goleiro deve estar bem treinado, e para isso devemos fazê-lo de forma a simular situações mais próximas possíveis do jogo.

Como sabemos, o futebol possui uma estrutura e funcionalidade muito complexa e absolutamente distinta dos esportes que predomina o fator execução, principalmente esportes individuais.

O futebol como atividade cognitiva deve ter a percepção e a decisão bem desenvolvidas, depois o jogador deverá executar bem o gesto técnico, mas não a técnica descontextualizada.

Para isso apresento alguns exercícios para a utilização da habilidade com os pés nos goleiros e a reposição de bola como um todo dentro do contexto do jogo, com a utilização dos jogadores de linha.

TESTE DE REPOSIÇÃO DE BOLA.

ORGANIZAÇÃO:
1 goleiro localizado na área e duas equipes, uma de 4 jogadores e um 3 localizado dentro de um retângulo à frente da área penal.

PROTOCOLO DOTESTE:
O goleiro joga um total de dez passes e têm 5 segundos para colocar a bola na linha da área de meta para alcançar este objetivo. Os passes devem ser recebidos pela equipe de 4 componentes que ao contrário dos três, não pode, de hora de deixar a area retangular delimitada para tomar a bola.
VALORIZAÇÃO:
Cada passagem que receber um jogador da equipe que joga com o goleiro é igual a 1 ponto, e pode, portanto, obter um total de 10 pontos. Se o passe é executado depois dos 5 segundos, a jogada é invalidada e não haverá repetição.



EXERCÍCIO 3X3+ CORINGA



Jogam 2 goleiros (um em cada zona amarela),os jogadores jogarão pela posse da bola no retângulo verde , após 4 passes de uma equipe a bola deve ser passada para o goleiro, o coringa joga com a equipe que ataca. Os goleiros jogam para as duas equipes, porém quando recebem a bola tem que devolver para a equipe que lhe passou a bola, fazendo a reposição na zona lilás (detalhe: pode se exigir que o goleiro só utilize os pés (dominando e passando ou passando de primeira) ou pode pedir que o goleiro faça a reposição (aumentando o espaço verde) com as mãos, de voleio ou uma reposição do chão, estipulando um tempo máximo para a execução.



CIRCUITO DE FUNDAMENTOS DE REPOSIÇÃO PARA OS GOLEIROS

Jogo de posse de bola e 3 passes (5x5+coringa) onde o coringa sempre joga com a equipe que ataca. Os jogadores tem de fazer 3 passes e fazer as tarefas nos 4 gols, onde em cada gol a tarefa será diferente.

Assim:
· No gol 1- o goleiro recepcionará a bola e terá que devolver a equipe que lhe passou a bola através de um lançamento de mão.
· No gol 2- o goleiro terá que dominar a bola e terá que fintar um adversário que poderá entrar em sua área, e passar a bola para a equipe que lhe havia tocado.
· No gol 3- o goleiro receberá a bola e de primeira passará a bola para a equipe que havia lhe tocado e a mesma equipe tentará finalizar no gol 3.
· Nogol 4- os jogadores farão a finalização no gol onde o goleiro tentará defender.


Lembrando que haverá o número mínimo de passes para que haja a conclusão. Após uma passagem nos 4 gols, haverá o rodízio dos goleiros.



Jogos adaptados do artigo:
Gómez, P; “Entrenamientointegrado del portero de fútbol a través de sus acciones técnico tácticas ofensivas.”www.portalfitness.com. Maio 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário