A habilidade dos goleiros com os pés, a percepção, análise e melhor tomada de decisão e execução dentro do jogo são fundamentais no futebol moderno, o goleiro deve compreender todos os aspectos relacionados ao jogo, seja técnica geral, técnica específica, conhecimento tático, domínio psicomotor, e condição física condizente.
Na categoria de base, o atleta deverá ser apresentado a todas as situações acima descritas, sendo preparado para o profissional como um atleta com o maior domínio global possível, acima de tudo nas categorias de base o trabalho acima de tudo deve ser lúdico, o atleta deve estar sempre em aprendizado e gostando do que faz, só assim ele vai ser um atleta realizado por completo no profissional, assim como cita Renato Miranda no site Vya estelar "Tudo é lúdico quando atende os requisitos da espontaneidade (auto-expressão), funcionalidade (eficácia) e da satisfação (alegria, bem-estar). Quando uma atividade atende tais quesitos, aí sim ela pode ser considerada uma atividade lúdica. Nesse sentido até mesmo o trabalho pode ser lúdico".
Dentro desses objetivos segue mais um vídeo de treinamento dos nossos goleiros sub-15 no Haiti. É um treinamento simples, mas que aborda muitas situações em que o goleiro estará exposto no jogo.